DERMATITE ATÓPICA
- Dra. Luciane Botelho
- 11 de jun. de 2020
- 1 min de leitura
A dermatite atópica ou eczema atópico é uma doença cutânea inflamatória crônica e muitas vezes recidivante, caracterizada por lesões eczematosas, com localização típicas de acordo com a faixa etária. As lesões provocam coceira e comumente se associa com outras doenças atópicas, como asma e/ou rinite alérgicas. Este problema é comum em nosso meio, atingindo até 20% das crianças.

A distribuição e padrão das lesões varia com a faixa etária, sendo o quadro dividido em 3 fases:
Infantil: de zero a 2 anos de idade as lesões localizam-se preferencialmente na face e superfície de extensão dos braços e pernas. As lesões são ásperas, vermelhas e pode ter secreção na superfície.
Pré-puberal: 2 anos a 12 anos, com lesões principalmente em área de dobras ( pescoço, atrás do joelho, dobra do braço) com eritema e descamação.
Adulta: a partir de 12 anos com lesões mais crônicas, liquenificadas ( ásperas e escura) distribuídas em qualquer parte da pele.
Geralmente em todas as fases observamos que a pele é seca, por isso indicamos alguns cuidados para melhorar a hidratação desta pele. Uma pele hidratada apresenta menor chance de desenvolver lesões eczematosas.
Cuidados necessários:
Banhos mornos e rápidos
Toalhas de algodão, sem amaciante
Não usar buchas no banho
Uso de sabonetes apropriados para pele seca
Aplicar hidratante restaurador de barreira após o banho
Retirar as etiquetas das roupas
Evitar lã
Usar roupas leves de algodão
Cortar as unhas das crianças para evitar trauma na pele
Os tratamentos tópicos com corticoides e imunomoduladores devem ser prescritos pelo pediatra ou dermatologista.
Comments