A dermatite de contato é causada por substâncias que entram em contato com a pele causando reações. Na grande maioria dos casos se apresenta como um eczema, localizado na região do corpo que entrou em contato com o agente desencadeante.
O diagnóstico é feito baseado na história clínica , exame físico e teste de contato. A apresentação clínica é variada, pois as lesões podem se apresentar de forma aguda, subaguda ou crônica.
Pode ser classificada em:
Dermatite de contato por irritação primária
Dermatite de contato alérgica
Dermatite de contato fototóxica
Dermatite de contato fotoalérgica
Na maioria dos casos estão presentes ardor ou queimação até intensa coceira (prurido). As reações alérgicas podem ocorrer repentinamente ou meses após a exposição a uma substância, o que pode dificultar a descoberta do agente causador da alergia ou irritação. A lesão pode ser vermelha, inchar e apresentar pequenas bolhas; ser quente; ou formar crostas espessas.
As mãos são um local comum da dermatite de contato. Vários agentes podem ser os causadores, como produtos de limpeza, cosméticos (cremes e loções hidratantes). As mãos, aliás, são frequentemente afetadas em atividades profissionais, como cabeleireiros, auxiliares de limpeza e pedreiros.
O tratamento depende da extensão das lesões. Orientamos evitar o contato com o produto que desencadeou os sintomas, hidratar bem o local e utilizar corticoides tópicos ou tacrolimus pomada. Nos casos graves pode ser necessário o uso de corticóide por via oral.
Comments